sexta-feira, 20 de julho de 2012

Educação Integral da Paulo Freire realiza intercâmbio com Projeto de pesquisa da UFMT.

                           
Educação Integral da Paulo Freire realiza intercâmbio com Projeto de pesquisa da UFMT.


                               No dia 28 de junho de 2012, Campo Verde recebeu a visita do Professor da UFMT de Cuiabá do Departamento de Geologia Dr. Fernando Ximenes de Tavares Salomão e da sua aluna de Mestrado Sra. Dirce de Campos Mesquita. O objetivo da vinda a nossa cidade foi visitar as Escolas Municipais Dona Maria Artemir Pires e o Centro Educacional Paulo Freire, para propor uma parceria na divulgação de um projeto de pesquisa da Mestranda Dirce De Campos em Recursos Hídricos.  O Projeto discorre sobre a “Aplicação do Método VERAH numa microbacia urbana de Campo Verde” nas nascentes do São Lourenço, que estão localizadas na área de lazer Recanto do Sol.
                               Na ocasião se reuniram a Equipe Diretiva composta pela Diretora Tânia Regina João, as Coordenadoras Sônia Ferrareze, Rosilene Schabbach, Raquel Bhering e Andréa Albano, as professoras da área ambiental Elieny Aparecida e Maria do Rosário e os colaboradores da escola a Bióloga Edilma Santana e o Msc. Daniel Borges, para apresentarem os projetos sustentáveis desenvolvidos pelo Centro Educacional Paulo Freire. Logo após o Professor Ximenes e a Mestranda tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho que vem desenvolvendo neste município e dialogar sobre a parceria com a escola.
                        Foi uma manhã muito proveitosa onde pode-se trocar experiências e vislumbrar um futuro de grandes parcerias em defesa do meio ambiente e na orientação de crianças, jovens e professores no preservar o ambiente natural, para que tenhamos uma vida cada vez mais sustentável.
                        Sendo assim o Professor Dr. Fernando Ximenes, relata: “Foi uma felicidade conhecer o Centro Educacional Paulo Freire e estar em contato com a equipe de professores sob a direção da Professora Tânia Regina João em reunião de trabalho. Conhecemos o trabalho realizado numa idealização e um modelo de ensino inédito para Mato Grosso, servindo de referência para outros municípios do Estado. A recepção e espírito de colaboração sentido cumprem o nosso objetivo. Nossa expectativa é contar com a parceria da escola para a efetivação do nosso projeto de pesquisa voltado ao diagnostico ambiental de uma microbacia subsidiando o controle dos impactos ambientais no recurso hídrico superficial e subterrâneo, transformando o conhecimento adquirido em material voltado a educação ambiental e gestão ambiental. Somos gratos e estimulados a dar sequência no intercâmbio e colaboração para o sucesso do empreendimento em curso, em benefício das crianças e familiares da comunidade de Campo Verde. Meus sinceros agradecimentos”.
                        Muito animada com a parceria a Diretora Tânia comentou: “Para nós do Centro Educacional Paulo Freire essa parceria vai potencializar a nossa rotina no desenvolvimento de Projetos ambientais, tendo em vista ser uma prática nossa desde 2009, neste estabelecimento de ensino. E reforça a certeza que todos os envolvidos na busca de uma educação integral de qualidade, com o apoio do Prefeito Municipal e toda a comunidade escolar da Paulo Freire, estão no caminho certo, de uma educação pela sustentabilidade”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário